FORMAÇÃO DO OVO NAS GALINHAS DOMÉSTICAS

 

O ovo se forma num processo lento, que dura em média 25 horas e se divide em duas fases. A primeira, com duração de 4 horas, corresponde à formação de todos os componentes internos do ovo.
A segunda fase leva até 21 horas e é quando ocorre a deposição de cálcio para a formação da casca. O ovo inicia sua formação no ovário e se desenvolve à medida que caminha pelos compartimentos do oviduto, órgão que forma o aparelho reprodutor das aves (infundíbulo, magno, istmo, útero e vagina). No ovário forma-se a gema com a incorporação de sais minerais, proteínas e lipídios ao citoplasma do oócito (óvulo).
Infundíbulo: No infundíbulo, uma estrutura tubular de 4 a 10 centímetros, tem a função de captar o oócito, servir de sede para a fecundação, lubrificar a mucosa para a passagem do ovo e formar as proteínas que mantêm a gema no centro do ovo (camada calazífera). O infundíbulo é percorrido pelo ovo em formação durante 15 minutos
Magno: Consiste de estrutura tubular, de parede mais espessa, com 20 a 48 cm de comprimento (é a parte mais longa), rico em glândulas. O ovo em formação percorre o magno em cerca de 3 horas. A principal função do magno é a secreção do albume pelas suas glândulas. Acredita-se que a formação do albume esteja sob controle hormonal ou nervoso fazendo com que as células glandulares depositem o albume sobre a gema. O albume possui cerca de 30 proteínas e algumas apresentam atividade bactericida.
Istmo: No istmo há a formação de membrana fibrosa e queratinosa da casca do ovo denominada membrana testácea constituída por uma proteína denominada ovo-queratina. Há ainda a adição de proteínas ao albume e uma pequena quantidade de água. O ovo em formação percorre o istmo em cerca de 1 hora e 15 minutos.
Útero: O ovo em formação permanece cerca de 20 horas nesse compartimento. A principal função do útero é a formação da casca do ovo. Ocorre inicialmente a formação de uma matriz orgânica pela secreção de uma massa viscosa e turva produzida pela mucosa do útero. Essa massa se solidifica e em seguida ocorre a deposição de íons Ca++ formando a casca do ovo.
A casca é composta predominantemente por carbonato de cálcio (98%) e uma matriz de glicoproteína. O cálcio pode ser remanejado do organismo da fêmea pela ação dos estrogênios e dos hormônios tireoidianos. Os sais de cálcio secretados no lúmen uterino durante a formação da casca são derivados do sangue e o cálcio sanguíneo é obtido dos alimentos e dos ossos.
O útero ainda adiciona grande quantidade de água e adiciona as vitaminas. Neste compartimento ocorre a secreção de porfirinas que darão cor à casaca do ovo (pigmentos derivados de eritrócitos). A cor da casca é um atributo genético e podem ser observadas as cores branca, vários tons de marrom, rosa, verde e azul. A cor da gema é devido à pigmentos que se originam da alimentação.
OBSERVAÇÕES: Anomalias na formação da casca do ovo poderm decorrer da insuficiência de cálcio ou da inibição da enzima anidrase carbônica, que catalisa a conversão de CO2 e H2O em H2CO3. Temperatura ambiental elevada associadas à polipnéia e baixo CO2 sanguíneo tambem podem resultar em cascas de ovo finas ou moles.
Vagina: A principal função da vagina é transportar o ovo para o meio externo e reter espermatozóides para futuras fecundações. Neste compartimento, imobilizados dentro das pregas vaginais, os espermatozóides permanecem viáveis na galinha por 10 a 14 dias.
Cloaca: Este segmento não contribui em nada para a formação do ovo, a cloaca faz parte apenas da saída do ovo para o meio externo
Oviduto
1- Infundíbulo
2- Magno
3- Istmo
4- Útero
5- Vagina (com ovo dentro)

 

 

Skip to content