UM POUCO SOBRE OS OVOS DA GALINHA.

 Fernando Zocche. Um pouco sobre os ovos da galinha.

 

Ovo é um alimento que pode veicular microorganismos causadores de doença e, uma vez classificado como de origem animal, merece tanta atenção quanto aos demais produtos desta origem, tais como carnes e lácteos.
Ovos são bons para você, no entanto, deve-se ter muito cuidado desde sua obtenção até a distribuição, armazenamento, compra, preparo e consumo, manipulando-o com muita atenção.
Ovo é uma ótima fonte de proteína e de baixo custo, sendo de fácil acesso à população. Com relação ao consumo deste alimento, quando se destinar a grupos de risco tais como crianças, idosos, gestantes e pessoas com o sistema imune debilitado, é fundamental que estejam completamente cozidos.
Ovos crus ou levemente cozidos podem conter Salmonella ou outra bactéria patogênica capaz de causar doença. Um exemplo de alimento que contém ovos crus é a maionese caseira, assim, quando essa maionese demora a ser adequadamente refrigerada, os microorganismos originários do ovo podem desenvolver-se até níveis capazes de causar doença.
A contaminação do ovo pode ocorrer de duas maneiras: a primeira acontece quando a galinha está contaminada e gera um ovo também contaminado. Nesse caso, os microorganismos presentes estarão no interior do alimento que, visualmente não apresentará alterações de sua estrutura. Para evitar que este tipo de ovo cause doença é fundamental um adequado e completo cozimento.
A segunda maneira de contaminação deste alimento acontece com o passar dos dias após a postura do ovo pela galinha. Naturalmente, a cutícula, que é uma camada natural de proteção contra microorganismos, se altera até desaparecer completamente. Dessa forma, associado a determinadas condições ambientais, tais como alta umidade relativa do ar, altas temperaturas ambientais, umidificação e sujidades da casca facilitam a penetração de microrganismos contaminando o alimento.
É interessante ressaltar que a cutícula também pode ser destruída mecanicamente através da lavagem, fato que pode acelerar a decomposição do produto.
Ovo deteriora-se facilmente, então é interessante destacar o armazenamento deste produto. Nas geladeiras domésticas, o lugar menos adequado para armazenar os ovos é naquele porta-ovos que fica na porta do eletrodoméstico. A porta da geladeira é um local que não refrigera adequadamente os alimentos que ficam ali armazenados, permitindo que estes entrem em contato com o ambiente muito rapidamente, fazendo grandes trocas de calor. Geladeiras mais modernas já estão vindo com um porta-ovos móvel, que também se encaixa na porta, no entanto, deve ser colocada na parte mais alta da geladeira, próximo ao congelador.
Ao comprar seus ovos, dê preferência àqueles que em sua embalagem exista o carimbo do Ministério da Agricultura atestando que foram inspecionados, preste bastante atenção à data de validade do produto, prefira aqueles que estão totalmente limpos, sem quebras e/ou rachaduras, sem manchas de sangue na casca e, se possível, àquele produto refrigerado.

 

(Material retirado do endereçohttp://www.diariopopular.com.br/23_01_08/vivabemcentral02.html))

 

 

Skip to content