PAPÉIS DOS HORMÔNIOS NA LACTAÇÃO

 

PAPEL DA PROLACTINA
A prolactina possui um papel importante na fase de lactogênese. Na maioria dos animais domésticos, os níveis sanguíneos de prolactina (liberada pela adeno-hipófise) aumentam no final da gestação e principalmente na proximidade do parto.
No final da gestação, os receptores de prolactina das glândulas mamárias aumentam também sob influência da elevação do estrogênio. A prolactina promove o desenvolvimento anatômico a partir do 6° mês de gestação, e juntamente com hormônio do crescimento, progesterona, glicocorticóides promovem o desenvolvimento lobuloalveolar, permitindo a secreção do leite pelo epitélio secretor das glândulas mamárias.
Na fase Galactogênica, a prolactina tem papel fundamental para manter o ciclo de lactação pós parto. A continuidade da lactação exige estímulos para promover produção de leite. A estimulação dos mamilos na ordenha ou na amamentação promove aumento dos níveis sanguineos de prolactina.
A secreção aumentada de prolactina é o resultado de uma informação aferente que chega ao hipotálamo que regula a liberação de prolactina pela adeno-hipófise. Quando a ordenha é interrompida de modo abrupto, várias alterações no úbere acontecem de modo que o animal não responde nem à ocitocina intravenosa (é um modo de secar a vaca).

 

PAPEL DA OCITOCINA
A ocitocina é um hormônio com capacidade de contrair as células mioepitelias que circundam os alvéolos expulsando o leite para o exterior e sua liberação na corrente sanguínea ocorre pelo estímulo de sucção, presença do filhote, ruídos habituais, etc..

 

PAPEL DA PROGESTERONA
A progesterona é um hormônio importante para o desenvolvimento da glândula mamária durante a puberdade.
Com a chegada da puberdade, a cada ciclo estral a glândula mamária é estimulada pela progesterona e estrogênio ocorrendo o crescimento do sistema de ductos e o desenvolvimento anatômico dos alvéolos secretores. Já durante a prenhez, a exposição prolongada das glândulas mamárias à progesterona promove um desenvolvimento anatômico mais acentuado dos alvéolos secretores. Enquanto a progesterona estimula o desenvolvimento anatômico, ela inibe o desenvolvimento funcional do epitélio secretor (não produz leite). Esse efeito inibidor da progesterona será perdido antes do parto, e este é um fator que promove a lactogênese.

 

 

 

 

Skip to content