Skip to content
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

O HOMOSSEXUALISMO ENTRE OS ANIMAIS

MORAES, I.A. O Homossexualismo entre os animais. Webvideoquest de Fisiologia Veterinária. 2012.

 

O termo “homossexualismo”(homos = igual + sexus = sexo) é normalmente entendido como a prática sexual entre dois indivíduos do mesmo gênero, sendo então considerados dois tipos distintos, o homossexualismo masculino e o homossexualismo feminino.
Como esse termo foi criado para descrever o comportamento sexual em humanos, acaba muitas vezes sendo utilizado de forma um tanto equivocada em relação aos animais. Em humanos o termo se refere-se a uma opção de prática sexual, em animais, considerando sua irracionalidade, o termo não se adequa perfeitamente.
A aplicação do termo “homossexual” aos animais, deve ser feita sempre que os mesmos apresentem algum tipo de comportamento tais como: monta, cópula, estimulaçãO termo “homossexualismo”(homos = igual + sexus = sexo) é normalmente entendido como a prática sexual entre dois indivíduos do mesmo gênero, sendo então considerados dois tipos distintos, o homossexualismo masculino e o homossexualismo feminino.
Como esse termo foi criado para descrever o comportamento sexual em humanos, acaba muitas vezes sendo utilizado de forma um tanto equivocada em relação aos animais. Em humanos o termo se refere-se a uma opção de prática sexual, em animais, considerando sua irracionalidade, o termo não se adequa perfeitamente.
A aplicação do termo “homossexual” aos animais, deve ser feita sempre que os mesmos apresentem algum tipo de comportamento tais como: monta, cópula, estimulação genital, jogos de acasalamento, namoro, afeição, comportamento de exibição sexual e parentalidade, desde que mesmo gênero.
Os motivos que levam ao homossexualismo em animais vêm sendo pouco discutidos na literatura, mas vários deles já podem ser elencados, entre eles os fatores: espaciais, sociais, ambientais, hormonais e genéticos. Ainda não existem estudos conclusivos para explicar o porquê desse comportamento, apenas sabe-se que ele existe com frequência em espécies selvagens e domésticas.
Acredita-se que as interações sexuais não procriativas tragam benefícios aos animais, visto que podem existir “alianças sexuais” visando proteger uma comunidade ou dominar uma área, assegurando assim domínio territorial ou chances de uma futura reprodução.
Em todas as partes do mundo, pesquisadores discutem essa questão. Alguns acreditam que tal comportamento “atípico” tenha origem na organização e dominação social, servindo para fortalecer as alianças e os laços sociais dentro de um rebanho, por exemplo. Para outros, porém, não há razão para esse comportamento, já que o relacionamento entre animais do mesmo sexo estaria ligado somente ao prazer e não à reprodução e, assim, não faria parte do processo evolutivo dos animais.
Em vários lugares do mundo vêm sendo registrados casos de comportamentos homossexuais duradouros e exclusivos, além de envolvimentos eventuais. Já foi comprovado que vários animais participam de atividades homossexuais, e que alguns deles podem copular por prazer.
O Museu de História Natural de Oslo, Noruega, expôs em Outubro de 2006 a homossexualidade entre diversas espécies de animais, que foi chamada de “Against Nature”, exibindo cerca de 500 espécies nas quais há relatos de comportamento homossexual de um universo de 1.500 relatos, desde mamíferos e insetos até crustáceos. Teve a finalidade de mostrar que “a homossexualidade é um fenômeno comum e abundante no mundo animal”.
O biólogo americano Bruce Bagemihl teve seus estudos divulgados no livro “Biological Exuberance – Animal Homosexuality and Natural Diversity” (Exuberância Biológica – Homossexualidade Animal e Diversidade Natural), sendo um dos poucos que acreditam que os animais não possuem relação sexual somente para procriação. O pesquisador baseia sua teoria em uma análise que fez de quase 500 animais, entre aves e mamíferos, concluindo que apesar de não gerar descendentes, o homossexualismo faz parte do dia-a-dia de um número enorme de espécies na natureza.

 

Leitura Adicional Recomendada
Comportamento homossexual em novilhos confinados.
O homossexualismo entre animais.
Os cientistas podem produzir mariposas gay? – Sexualidade animal.

 

Veja algumas fontes disponíveis (em inglês)
Homosexual Activity Among Animals Stirs Debate
Heat Triggers Sex Change in Lizards by “Turning Off” Key Gene
Animals’ Sexual Changes Linked to Waste, Chemicals
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.