DIFERENÇAS NA DENTIÇÃO DAS DIFERENTES ESPÉCIES

 

Os mamíferos domésticos têm uma dentição classificada como heterodonte, ou seja, apresentam diversos tipos ou grupos de dentes- incisivos, caninos, pré-molares e molares, cada um com funções específicas. Os dentes incisivos cortam, os caninos seguram e rasgam, os pré-molares e molares esmagam e trituram os alimentos.
Os mamíferos domésticos também são difiodontes, ou seja, possuem 2 dentições: decídua e permanente. Na dentição definitiva os dentes incisivos e pré-molares temporários são substituídos por outros dentes com os mesmos nomes; os caninos e os molares existem apenas na dentição definitiva. Os incisivos temporários distinguem-se dos definitivos pela sua coloração mais branca e pelo seu menor volume.
Conforme a localização, os dentes incisivos designam-se, em cada arcada: pinças, os dois do meio, médios, os dois que seguem as pinças, e os cantos, os dois mais distais.

 

Equinos
Os equinos possuem a seguinte fórmula dentária:
Dentição decídua: 
Dentição definitiva: 
Nesta espécie, a dentição definitiva pode diferir nos machos (40 a 44 dentes) e nas fêmeas( 36 a 44 dentes), o que se deve ao fato de nas éguas os caninos geralmente não existirem. Também, tanto nos machos quanto nas fêmeas, os caninos podem ser apenas rudimentares. A variabilidade no número de pré-molares definitivos deve-se à presença do primeiro pré-molar vestigial, conhecido como dente do lobo. Este dente é mais encontrado na arcada superior.

 

Bovinos
Vale lembrar que nos bovinos a dentição se inicia na parte posterior(molares e pré-molares) da mandíbula, tendo uma falha nos dentes do meio e finaliza com os dentes na parte anterior(incisivos). No maxilar superior, esta fileira anterior de dentes incisivos, que está presente na mandíbula, é inexistente. Não há dentes caninos nos bovinos.
Deste modo, a dentição nos bovinos é formada da seguinte maneira, em pares:
• mandíbula– 4 incisivos , 0 caninos, 3 prémolares e 3 molares, aos pares, totalizando 20 dentes;
• maxilar superior – 0 incisivos, 0 caninos, 3 prémolares e 3 molares, em cada lado, totalizando 12 dentes.
O bovino portanto, tem um total de 32 dentes, sendo o mesmo número de dentes do homem, porém com disposição diferente.

 

Cães
Um cão adulto possue 6 incisivos superiores e 6 incisivos inferiores, 2 caninos superiores e 2 caninos inferiores, 8 pré-molares superiores e 8 inferiores, 4 molares superiores e 6 inferiores, totalizando 42 dentes. São 28 dentes de leite, sendo 12 incisivos, 4 caninos e 12 pré-molares.
Dentes de Leite
Tempo de erupção dos dentes de leite (decíduos):
Incisivos: 3 – 4 semanas
Caninos : 3 semanas
Pré-molares : 4 – 12 semanas
Dentes permanentes
Incisivos : 3 – 5 meses
Caninos: 4 – 6 meses
Pré-molares: 4 – 6 meses
Molares : 5 – 7 meses
A troca dos dentes de leite pelos permanente deve estar completa aos 8 meses. Caso os dentes de leite permaneça após esse prazo, deve-se procurar um médico veterinário para que se evite problemas no desenvolvimento dos dentes permamentes e favorecer o aparecimento da doença periodontal, que consiste em uma inflamação da gengiva e posterior perda do dente.

 

Leia Mais: Estimativa da idade dos equinos através do exame dentário

 

 

Skip to content