IMPORTÂNCIA DA MASTIGAÇÃO
O processo da mastigação, que recebe influência do cortex cerebral, tem por finalidade reduzir o tamanho dos componentes da alimentação a partículas menores e misturá-las com a saliva facilitando a deglutição.
O movimento da mastigação vistos em bovinos e equinos se deve ao fato da mandíbula ser mais estreita do que o maxilar, não havendo um encaixe perfeito entre as mesas dentárias superior e inferior.
A importância da mastigação é evidente pois o alimento triturado e dividido apresenta uma superfície maior de ação dos sucos digestivos e nos casos dos ruminantes das enzimas microbianas. Nos ruminantes deve-se distinguir entre a primeira mastigação(antes da ruminação) após a ingestão do alimento e aquela mastigação após a regurgitação do conteúdo ruminal. No primeiro processo, os movimentos laterais ocorrem com uma menor intensidade do que os movimentos laterais ocorridos na ruminação.
O tempo necessário para mastigar uma determinada quantidade de alimento depende da intensidade dos movimentos mastigatórios e das características do alimento. Alimentos ricos em água requerem menos movimentos mastigatórios do que alimentos secos.
Por exemplo, para mastigar 1 Kg de feno, uma vaca gasta 8 minutos e o número de movimentos mastigatórios é de 78/94 por minuto. Este animal, alimentando-se somente de feno realiza em média 47.000 movimentos por dia e alimentando-se de concentrados e silagem, é de 10.700 movimentos por dia.