Os métodos de preensão variam nas diferentes espécies de animais, mas em todos os animais domésticos os lábios, os dentes e a língua são os órgãos responsáveis por esta função.
Durante o pastejo, os lábios são dirigidos para trás, a fim de permitir que os dentes incisivos cortem a gramínea em sua base. Já os lábios dos bovinos e ovinos possuem movimentos limitados e a língua é o principal órgão preênsil. Nos ovinos, o lábio superior é fendido e permite pastejo muito rente ao solo.
Os suínos escavam a terra com o focinho, e o alimento é levado à boca pela ação do lábio inferior. Já os caninos e felinos se utilizam dos membros anteriores para segurar os alimentos, mas é passado para dentro da boca pela ação da cabeça e mandíbula. Os lábios são suas principais estruturas preênseis. Estes animais transportam fluidos para dentro da boca por meio da língua, cuja extremidade móvel forma uma concha.
Os outros animais domésticos colocam o líquido na boca por sucção criada pela inspiração e contrações da língua.
Fonte: SWENSON, M.J.; REECE, W.O.; Dukes Fisiologia dos Animais Domésticos. 11ª ed. Rio de Janeiro, RJ, Editora: Guanabara Koogan, Cap.24, p.362, 1996
Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados