A inervação da língua envolve alguns pares de nervos cranianos responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos motores e sensitivos.
O nervo trigêmeo, a partir do ramo do nervo mandibular da língua, caracteriza um nervo misto no qual suas fibras motoras estão relacionadas aos músculos da mastigação e as do tipo sensitivas a sensação térmica, de dor e tátil. O nervo vago, realiza a inervação adicional da raiz da língua e relaciona-se à deglutição. O nervo facial (corda do tímpano do nervo intermediofacial) está ligado às expressões faciais e realiza inervação de fibras mecânicas e quimiorreceptoras para toda língua. O Nervo glossofaríngeo, por sua vez, abastece as fibras de paladar para o terço caudal da língua e, por fim, o nervo hipoglosso contém fibras motoras somáticas gerais e inerva a musculatura da língua.
LEIA MAIS sobre a Fisiologia do Movimento da Língua.
Se seu professor indicou uma tarefa a ser cumprida, após a leitura do material vá para o menu inicial da WebVideoQuest e responda as questões do caderno de questõesFisiologia da Língua
Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados